top of page

​APRENDER A EMPREENDER

Programa

“A Empresa” Junior Achievement Portugal –2015 –

Ensino Secundário

A Enterprise Energy Converse A.E, é uma mini-empresa que nasceu no âmbito do programa “A Empresa” da Junior Achievement. A equipa que desenvolveu o projecto sob orientação da Professora Paula Oliveira, é constituída por um grupo de 5 alunos do 11º ano do Curso Profissional de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade do AEMGA.

Trabalharam arduamente de outubro 2015 até abril 2016, porque têm um sonho: contribuir para o bem-estar e saúde das pessoas que tomam diariamente muitos fármacos, especialmente os idosos.

Através da estreita colaboração com um especialista da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Professor Doutor Jorge Reis, pensaram num produto que é uma solução disruptiva e inteligente para uma nova versão de um produto que já existe no mercado mas, que apresenta uma lacuna. A missão é desenvolver a solução tecnológica de forma a suplantar a lacuna detectada.

 

CONTEXTUALIZAÇÃO

O uso incorrecto de medicamentos, especialmente entre os idosos é uma causa de internamento, que muitas vezes pode levar à morte; por isso, a prevenção é de extrema importância.

Em média, as pessoas com 65 ou mais anos polimedicadas (com quatro ou mais fármacos) tomam 7,3 medicamentos por dia e um quarto consome mesmo dez ou mais medicamentos diariamente, segundo dados do Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (Cefar). Sabe-se que, quanto maior o número de medicamentos utilizados, maior a probabilidade de erros na sua administração, seja na dose, no horário ou no tipo de medicamento. As pessoas com mais de 65 anos apresentam um erro de toma de medicamentos 7 vezes maior do que a restante população. Isto pode acontecer tanto por parte do idoso, na auto administração da medicação, quanto por parte do cuidador, que pode estar sobrecarregado com outras tarefas.

Segundo estimativas do Instituto Nacional de Estatística (INE), a população com 65 ou mais anos de idade representa 20.7% da população Portuguesa em 2015, e poderá vir a representar entre 35.5% a 43.0% da população em 2060. Em todos os cenários das projecções demográficas elaboradas pelo INE, o crescimento deste grupo etário é altamente significativo, oscilando entre os 27,6% e os 55,3% entre 2015 e 2060.

UMA IDEIA INOVADORA – PRODUTO QUE AINDA NÃO EXISTE NO MERCADO

 

A EntrepriseEnergy Converse vem resolver este problema com a sua inovadora caixa para acondicionar e dispensar comprimidos. Esta caixa tem um módulo básico constituído por divisórias fechadas que são programadas para dispensar os comprimidos correctos no dia e à hora definida, evitando assim tomas erradas e sobredosagens. Além disso a caixa tem um sistema de alerta sonoro e luminoso que avisa o utilizador que deverá tomar os comprimidos.

O módulo básico estará ligado a um pequeno gerador que produz electricidade a partir de um pequeno painel solar ou através de geração manual (ex: dínamo), tornando o sistema autónomo e sustentável ambientalmente.

Uma outra característica fundamental deste sistema prende-se com o facto de ser modular. Assim, além deste módulo básico poderão ser acrescentadas uma variedade de funcionalidades adequadas às necessidades do utilizador, como a identificação biométrica por questões de segurança para que crianças não possam abrir a caixa, a emissão de avisos remotos e chamadas de emergência, a medição de tensão arterial e pulsação cardíaca, a integração dos alarmes com smartphones e tablets, a exportação da informação de utilização da caixa para leitura do utilizador, seus familiares ou médicos.

 Estes módulos serão comercializados separadamente, permitindo ao utilizador adquirir apenas os módulos que efectivamente valoriza, e ajustar o preço final de aquisição ao orçamento que dispõe.

FEIRA (I)LIMITADA – NORTESHOPPING

No dia 22 de abril de 2016 realizou-se a Feira (I)limitada no Norteshopping e, a Enterprise Energy Converse foi seleccionada representando o AEMGA com muito profissionalismo.

Este evento permitiu aos alunos apresentarem as suas Mini-Empresas e a possibilidade de exporem os seus produtos ou serviços. Este foi o primeiro grande contacto que os alunos tiveram com o público.

 

O objectivo da Feira (I)limitada foi providenciar aos participantes:

  • O desafio de gerarem negócio com os seus produtos ou serviços desenvolvidos até ao momento;

  • Oportunidade de apresentarem as suas Mini-Empresas a pessoas ligadas ao mundo dos negócios mas também a todos os outros visitantes do Norteshopping;

  • Possibilidade de compararem as suas competências e a sua criatividade em relação às outras Mini-Empresas participantes.

bottom of page