Olímpicos-Aemga
Sexta-feira 13 - Dia de Sorte para Portugal e para ao AEMGA
Afonso Bernardes, estudante da ESMGA conquista nas OIAB medalha de bronze
Portugal voltou a ter um fortíssimo destaque na Olimpíada Ibero-americana de Biologia (OIAB) ao ganhar, pelo décimo ano consecutivo, importantes distinções que muito honram o nosso país.
A XIII Edição das OIAB decorreu em Cochabamba (Bolívia), entre 9 a 13 de Setembro, e contou com a presença de quase 50 participantes, em representação de 13 países.
Portugal teve em sua representação os estudantes Maria João Oliveira, Afonso Rodrigues, Márcio Campos e Martim Cunha. Uma vez mais, esta prestigiada competição internacional foi marcada pela reiterada subida de Portugal ao pódio.
Medalha de bronze - Afonso Rodrigues (estudante do 12º ano da Esc. Sec. Dr. Manuel Gomes de Almeida - Espinho);
Medalha de bronze - Márcio Campos (estudante do 12º ano do Colégio La Salle - Barcelos);
Medalha de bronze - Martim Cunha (estudante do 12º ano do Colégio Militar - Lisboa)
Diploma de Mérito - Maria João Oliveira (estudante do Colégio D. Diogo de Sousa – Braga)
A comitiva portuguesa foi chefiada pelo Professor Doutor José Matos (Bastonário da Ordem dos Biólogos e investigador do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária - INIAV) e pela Docente Paula Almeida Maria, conjuntamente com Patrícia Matos (Gestora de Eventos).
A nossa Delegação está de parabéns!
As Olimpíadas Portuguesas da Biologia (OPB) são um concurso de Ciência, na área da Biologia, destinado a estudantes do ensino Básico e Secundário, público ou privado, agrupados em duas categorias: as Olimpíadas Júnior (Básico, 9º ano) e as Olimpíadas Sénior (Secundário).
A organização das OPB está a cargo da Ordem dos Biólogos, em colaboração com a Agência Nacional Ciência Viva, contando ainda com importantes parcerias com a Direcção Geral de Educação, a Fundação EDP e a Ageas Seguros, e ainda com o apoio de numerosas empresas e instituições nacionais de prestígio.
Como resultado do concurso Sénior, são seleccionados alunos que representarão Portugal internacionalmente, nas Olimpíadas Internacionais de Biologia e nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia.
A participação é aberta a todas as escolas em território nacional (continente e ilhas), públicas ou privadas, que leccionem as disciplinas de Ciências Naturais e/ou Biologia
O AEMGA tem, participado neste desafio, e em todos os anos tem conseguido apurar um aluno para a final nacional. Em 2019, o Afonso Rodrigues foi apurado para as Olimpíadas Iberoamericanas, a decorrerem, em setembro, na Bolívia.
As Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia são um concurso entre jovens estudantes ibero-americanos cujos objetivos principais são:
– Promover o estudo das Ciências Biológicas e estimular o desenvolvimento dos jovens talentos nesta ciência
– Contribuir a estreitar laços de amizade entre os países participantes e criar um marco propício para fomentar a cooperação, o entendimento e o intercâmbio de experiências.