Horta pedagógica e Hidroponia
Hidroponia - Palavra de origem grega (hydro+ponos) que designa uma técnica milenar de cultivo (julga-se que os famosos Jardins da Babilónia são disso um exemplo) de plantas sem solo, na qual as raízes recebem uma solução nutritiva equilibrada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao seu desenvolvimento.
Embora em si mesma simples, trata-se de uma "nova" forma de fazer agricultura, tecnologicamente evoluída.
Este projeto visa proporcionar aos alunos aprendizagens significativas a partir do contacto com a terra, com os organismos do solo e com as plantas, visando a promoção de uma consciência ambiental e uma melhoria da qualidade de vida.
-Motivar para o conhecimento de tradições locais relacionadas com atividades agrícolas.
-Desenvolver as inter-relações entre diferentes elementos da comunidade educativa.
Assim, além do aspecto interdisciplinar, o projeto Hidroponia permite aos alunos vivenciar o plantio de hortaliças e acompanhar as suas etapas de desenvolvimento, estimulando a capacidade de observação e o registo científico, enfatizando, ainda, a produção com técnicas hidropónicas (Utilizaremos o método NFT (Nutrient Flow Technique) que significa Técnica de Fluxo Laminar), suas vantagens e desvantagens, bem como a importância dos alimentos naturais. Ao mesmo tempo, o aluno poderá compreender as conexões das várias áreas do conhecimento, sentindo-se mais atraído pelos conteúdos apresentados.
e aqui