top of page

Olímpicos-Aemga

opiba.png
opb.jpg

Afonso Rodrigues do 12º/1 da ESMGA vai representar o país nas Olimpíadas de Biologia, na Bolívia

Afonso Bernardes de Oliveira Rodrigues, aluno do 12º ano, do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, foi recebido no dia 29 de maio, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Espinho.
O jovem Afonso foi um dos quatro portugueses selecionados para as Olímpiadas Iberoamericanas de Biologia que decorrerão na Bolívia, em setembro deste ano, uma vez que, ficou  na 6ª melhor posição, nas Olimpíadas nacionais de Biologia.

O aluno compareceu nesta receção acompanhado do Diretor do Agrupamento, Dr. Ilídio Sá, da Professora Ana Paula Pedro, Coordenadora das Olimpíadas de Biologia no Agrupamento, pais e outros familiares e amigos.

As Olimpíadas Portuguesas de Biologia contaram este ano com a participação de 655 escolas e com cerca de 20000 alunos. Previamente, noutra cerimónia que decorreu em Lisboa, e após três eliminatórias, teóricas e práticas, de elevado grau de dificuldade, foram homenageados os 10 melhores alunos nacionais de cada um dos anos em concurso, nas categoria júnior (9º ano) e sénior (10º, 11º e 12º anos) e foram apresentados os 8 melhores classificados a nível nacional, que irão representar Portugal. Os primeiros 4 melhores alunos participarão nas Olimpíadas Internacionais de Biologia (na Hungria) e os segundo quatro melhores nas Olimpíadas Ibero-americanas (na Bolívia). Provas  que irão decorrer  em julho e setembro de 2019,  e onde o Afonso irá participar. Mas, não antes de ter um curso de preparação, de uma semana, onde os seus formadores serão  professores universitários. Especialistas em Biologia e treinados neste tipo de concursos internacionais.

As Olimpíadas Portuguesas da Biologia (OPB) são um concurso de Ciência, na área da Biologia, destinado a estudantes do ensino Básico e Secundário, público ou privado, agrupados em duas categorias: as Olimpíadas Júnior (Básico, 9º ano) e as Olimpíadas Sénior (Secundário).

A organização das OPB está a cargo da Ordem dos Biólogos, em colaboração com a Agência Nacional Ciência Viva, contando ainda com importantes parcerias com a Direcção Geral de Educação, a Fundação EDP e a Ageas Seguros, e ainda com o apoio de numerosas empresas e instituições nacionais de prestígio.

Como resultado do concurso Sénior, são seleccionados alunos que representarão Portugal internacionalmente, nas Olimpíadas Internacionais de Biologia e nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia.

A participação é aberta a todas as escolas em território nacional (continente e ilhas), públicas ou privadas, que leccionem as disciplinas de Ciências Naturais e/ou Biologia

O AEMGA tem, participado neste desafio, e em todos  os anos tem  conseguido apurar um aluno para a final nacional. Em 2019, o Afonso Rodrigues foi apurado para as Olimpíadas Iberoamericanas, a decorrerem, em setembro, na Bolívia.

As Olimpíadas Iberoamericanas de Biologia são um concurso entre jovens estudantes ibero-americanos cujos objetivos principais são:
– Promover o estudo das Ciências Biológicas e estimular o desenvolvimento dos jovens talentos nesta ciência
– Contribuir a estreitar laços de amizade entre os países participantes e criar um marco propício para fomentar a cooperação, o entendimento e o intercâmbio de experiências.

 

Prof.ª Responsável pelo  concurso

           Ana Pedro

bottom of page