top of page

 Ciência na Escola

                              Sais de Banho

 

Composição e suas propriedades

Os sais de banho são compostos por minerais e aromas que proporcionam um banho mais relaxante e saudável. Alem de ter propriedades calmantes para um corpo dorido, melhora a circulação sanguínea e também faz com que os músculos relaxem ajudando na sua recuperação em caso de contracção ou lesão, dando também à pele mais frescura e suavidade.

Se quisermos fazer sais de banho vamos precisar de:

Cloreto de sódio (sal), 1kg de sal grosso e 500g de sal fino que iram fornecer uma pele mais hidratada e são bastante bons para a esfoliação dando-nos uma pele mais suave e sem irritações, acne ou calos. Tal como 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas doces darão á sua pele uma melhor hidratação.

Também vamos precisar de 100g de bicarbonato de sódio e 51,8g de sulfato de magnésio para evitar que os sais de banho ganhem humidade e fiquem com uma textura pastosa. Para que os sais de banho façam efervescência com a água vamos precisar de 50,0g de ácido cítrico e para dar cor aos nossos sais de banho podemos colocar algumas gotas de corante alimentar á escolha consoante a cor que pretendemos obter, também vamos precisar de 5,2g de lauril de sulfato de sódio para que possamos ter espuma no banho quando lhe juntamos os sais de banho e por fim para dar um cheiro agradável aos nossos sais juntamos 1 colher de sopa de essência de jasmim ou outra essência à escolha.

 

Preparação

Depois de colocarmos uma bata e umas luvas para manter a segurança no laboratório, devemos pegar num recipiente e colocar o cloreto de sódio e o bicarbonato de sódio nas respectivas quantidades, de seguida mexemos bem até que não se consiga distinguir o cloreto de sódio do bicarbonato de sódio. Quando já tivermos uma mistura homogénea pesamos o sulfato de magnésio e juntamos á mistura, e, depois de voltarmos a mexer, juntamos algumas gotas de corante alimentar até obter a cor pretendida.

Após obtermos a cor que desejamos, pesamos o lauril sulfato de sódio, mas não nos podemos esquecer de lavar a colher antes de a colocar no lauril para não misturar os químicos, depois de pesado, o lauril é adicionado à mistura e esta volta a ser misturada. Quando a mistura estiver mais homogénea juntamos-lhe a essência e voltamos a mexer para de seguida juntarmos o óleo de amêndoas doces e mexer muito bem, pois, por fim junta-se o ácido cítrico que depois de pesado é adicionado á mistura e é misturado.

Não nos podemos esquecer de manter a mesa de trabalho limpa e lavar as mãos depois de acabar de fazer os sais de banho.

Agora que já temos os nossos sais preparados podemos colocá-los em frascos transparentes para desfrutamos dos nossos banhos relaxantes e se quisermos podemos decorar os frascos para que também sirvam como decoração para as nossas casas de banho.

Trabalho de : Joana Luís Sá Marques Pimenta nº 18 - 7º/1ª

sb4
sb7
sb2
sb1
sb5
sb6
sb3
Brevemente...

Atividades Solidárias

 

Atividades desenvolvidas ao longo do 1º período:

 Workshop: “ Como fazer sabonetes”

- Duas sessões

- Participantes: crianças e pais e voluntárias

 

Atividades lúdicas: montagem de circuitos eléctricos e outras experiência baseadas em situações do dia a dia.

 -Três sessões

- Participantes: crianças pais e voluntárias

Venda solidária  na escola sede e na escola Domingos Capela

-Ao longo do 1º período

Participantes:

-Na escola sede: D. Gabriela

e Ilda Ribeiro

-Na escola Domingos Capela

Professora Isabel Barrias

bottom of page